terça-feira, 29 de novembro de 2011

DOIS CÃES A MESA JANTANDO


Enviado por  los 23/01/2011
.

BIOMETRIA DE FACE PODE SER USADA EM ESTÁDIO DA COPA EM 2014


Uma tecnologia já usada para identificar terroristas e criminosos em aeroportos pelo mundo pode chegar aos estádios brasileiros que estão sendo construídos para a Copa do Mundo de 2014. Um software que reconhece, por biometria, rostos de  potenciais ameaças é um dos produtos de tecnologia disponíveis para os estádios inteligentes na Soccerex, feira de negócios de futebol, no Rio.
O equipamento da japonesa NEC pode ser usado para impedir que torcedores violentos, como os hooligans ingleses, entrem nos estádios durante a Copa. Para isso, é necessário o cadastro digital de uma “lista negra”, com as fotos dos torcedores vetados pela Justiça.
A partir de um cálculo da distância entre os olhos, nariz, orelha dos rostos, o equipamento usa a geometria para identificar a face das pessoas do banco de dados na multidão e as aponta aos responsáveis pela segurança.
 “Esse aplicativo tem inúmeras utilidades e pode ser usado nos estádios, potenciais clientes. Ele ‘lê’ a geometria da face das pessoas e é capaz de determinar, com boa precisão, se aquela é a pessoa indesejada”, disse o representante de projetos especiais da empresa no Brasil, Alexandre Nakamura. Segundo ele, o estádio de Recife é um potencial cliente.
Uma tela aponta o grau de precisão do equipamento, dependendo do momento em que a imagem é capturada. Na amostragem do evento, o aparelho identificou alguns cadastrados, com eficiência que variou de 32% a 58%.
 “Quanto melhor é a resolução da imagem maior é a precisão. O aparelho identifica o rosto mesmo quando há pequenas modificações, como o uso de chapéu e barba, por exemplo”, afirmou Nakamura.
De acordo com ele, as polícias se interessam freqüentemente pelo software, em especial para tentar identificar ladrões de bancos, e pessoas que fazem “saidinhas” de banco. “O problema é que as imagens que eles têm, na maioria dos casos, são de baixa resolução, e com iluminação ruim. Isso influencia negativamente a identificação. As câmeras precisam ter certa resolução”, explica.
Por outro lado, muitos bancos também são clientes de olho nos clientes “VIP”. É a chamada “lista branca” – em oposição à “lista negra”. “Os bancos têm interesse em agradar o cliente VIP e lhe proporcionar atendimento especial, desde o momento em que entra no estabelecimento”, disse Nakamura. 
Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro 29/11/2011 

PIANISTA BRITÂNICO TOCA PARA ELEFANTES CEGOS

No vídeo abaixo, imagens do ensaio de Paul Barton:

Há 16 anos, Paul Barton e sua esposa deixaram Yorkshire, na Inglaterra, onde viviam, para morar no alto de uma montanha na Tailândia. O objetivo do casal era estar mais perto de um grupo de elefantes cegosque habita Bangkok.
Este ano, além de ajudar no cuidado dos bichos, o britânico, que é pianista, decidiu ensaiar um concertopara arrecadar fundos para a construção de uma cerca na montanha, que impeça os animais de se perderem na região.
Para alcançar seu objetivo, Barton organizou a subida de um piano ao cume da montanha, onde ficam os elefantes. “Vasculhando meus livros, achei que eles gostariam de ouvir Beethoven”, disse o homem ao jornal Daily Mail desta sexta-feira (25/11).
concerto especial do britânico na companhia dos elefantes cegos deve ser apresentado no próximo mês.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

OS CINCOS PRINCIPAIS ARREPENDIMENTOS DE PACIENTES TERMINAIS



Bronnie Ware trabalha com pacientes perto do fim da sua vida – pacientes terminais. Neste post, ela escreve sobre os principais arrependimentos que vieram à tona aos seus pacientes em seu leito de morte. Os cincos principais seguem abaixo:
1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira para mim, e não a vida que os outros esperavam de mim. Este foi o arrependimento mais comum.. Quando as pessoas percebem que sua vida está quase no fim e olham para trás, é fácil ver como muitos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não tinham honrado a metade dos seus sonhos e morreram sabendo que era devido às escolhas que fizeram, ou deixaram de fazer.É muito importante tentar realizar pelo menos alguns de seus sonhos ao longo do caminho.
A partir do momento que você perde a sua saúde, é tarde demais. Saúde traz uma liberdade que poucos percebem, até que já a não têm mais..
2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
Isto veio de todos os pacientes do sexo masculino que eu acompanhei.Eles perderam o crescimento de seus filhos e o companheirismo do parceiro.
As mulheres também citaram este arrependimento, mas como a maioria era de uma geração menos recente, muitos dos pacientes do sexo feminino não tinham sido chefes de família. Todos os homens que eu acompanhei se arrependeram profundamente de passar tanto tempo da sua vida com foco excessivo no trabalho.
Ao simplificar o seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho, é possível não ter que precisar de um salário tão alto quanto você acha. E criando mais espaço em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades, mais adequado ao seu novo estilo de vida.
3. Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
Muitas pessoas resguardaram seus sentimentos para manter a paz com os outros. Como resultado, tiveram uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eram realmente capazes de ser.
Muitas desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ao ressentimento que carregavam, como resultado.
Nós não podemos controlar as reações dos outros. No entanto, embora as pessoas possam reagir quando você muda a maneira de falar com honestidade, no final a relação fica mais elevada e saudável. Se não ficar, é um relacionamento que não vale a pena guardar sentimentos ruins. Você ganha de qualquer maneira.
4. Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
Muitas vezes os pacientes terminais não percebiam os benefícios de ter por perto antigos e verdadeiros amigos até a semana da sua morte,
e nem sempre foi possível encontrá-los. Muitos haviam se tornado tão centrados em suas próprias vidas que tinham deixado amizades de ouro se diluírem ao longo dos anos. Havia muitos arrependimentos por não dar atenção a estas amizades da forma como mereciam. Todos sentem falta de seus amigos quando estão morrendo.
É comum que qualquer um, em um estilo de vida agitado, deixe escapar amizades. Mas quando você se depara com a morte se aproximando, os detalhes caem por terra. Não é dinheiro, não é status, não é posse. Ao final, tudo se resume ao amor e relacionamentos.
 Isso é tudo o que resta nos dias finais: amor.
5. Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz.
Este é surpreendente.
Muitos não perceberam, até ao final da sua vida, que a felicidade é uma escolha.
Eles haviam ficado presos em velhos padrões e hábitos. O chamado “conforto”.
 O medo da mudança os faziam se fingir aos outros e a si mesmos, enquanto lá no fundo ansiavam rir e ter coisas alegres e boas na vida novamente.

Vida é escolha.
A vida é SUA.
Escolha com consciência, com sabedoria, com honestidade. Escolha ser feliz.
__







O PERIGO DO ESCÂNDALO


O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que o escândalo é uma falta grave contra o Quinto Mandamento: “Não matar”. Ele consiste no mau comportamento de alguém que leva o outro a praticar o mal. Aquele que escandaliza se torna como que o tentador do outro. Atenta contra a virtude e a retidão; pode arrastar seu irmão à morte espiritual, daí a sua gravidade.

“O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, conduzir deliberadamente o outro a uma falta grave.” (CIC § 2284).

O escândalo é mais grave conforme a autoridade da pessoa que o provoca; ou da fraqueza dos que o sofrem. É mais grave quando é cometido por quem deve educar ou ensinar. É muito grave o escândalo de um pai diante de seus filhos, de um chefe diante dos subordinados, de um religioso diante dos fiéis. Aquele que deve ser exemplo e modelo de vida não pode dar mau exemplo porque é um escândalo para os que estão em formação.

Jesus disse: “Caso alguém escandalize um destes pequeninos, melhor será que lhe pendurem ao pescoço uma pesada mó e seja precipitado nas profundezas do mar” (Mt 18,6). 

Hoje vemos, por exemplo, o nosso Brasil mergulhado num mar de corrupção, que devora os recursos do povo; exatamente por parte das autoridades constituídas. É um escândalo, um péssimo exemplo para os jovens. Diante disso muitos são desestimulados a ser cidadãos honestos. O escândalo de quem exerce autoridade decepciona o povo. Pior ainda quando a impunidade campeia na sociedade e a justiça não atua punindo os que cometem crimes. Os que compram os magistrados, os que corrompem os parlamentares e os que subornam as chefias causam grandes escândalos aos jovens.

São Paulo deu o exemplo de um escândalo no seu tempo: “Se alguém te vir, a ti que és instruído, sentado à mesa no templo dos ídolos, não se sentirá, por fraqueza de consciência, também autorizado a comer do sacrifício aos ídolos? E assim por tua ciência vai se perder quem é fraco, um irmão, pelo qual Cristo morreu! Assim, pecando vós contra os irmãos e ferindo sua débil consciência, pecais contra Cristo. Pelo que, se a comida serve de ocasião de queda a meu irmão, jamais comerei carne, a fim de que eu não me torne ocasião de queda para o meu irmão” (I Cor 8,10-13). 

Há escândalo, por exemplo, quando os chefes de empresas fazem regulamentos que incitam à fraude, ao suborno, à tapeação dos clientes; quando professores “exasperam” nas provas submetendo os alunos a exames exigentes demais; quando não lhes ensinam bem a matéria. Também é escândalo grave quando aqueles que manipulam a opinião pública a afastam dos valores morais. (cf. CIC § 2286).

Papa Pio XII falou claro sobre esse assunto:
“O escândalo pode ser provocado pela lei ou pelas instituições, pela moda ou pela opinião.Tornam-se, portanto, culpados de escândalo aqueles que instituem leis ou estruturas sociais que levam à degradação dos costumes e à corrupção da vida religiosa ou a “condições sociais que, voluntariamente ou não, tornam difícil e praticamente impossível uma conduta cristã conforme aos mandamentos” (Pio XII, discurso de 1º de junho de 1941). 

É escândalo grave as leis contra a lei de Deus, como a legalização do aborto, da eutanásia, do suicídio assistido, do casamento de pessoas do mesmo sexo, da manipulação científica de embriões humanos, entre outros.

Da mesma forma é escândalo grave uma moda acintosa que põe à mostra e exibição o corpo feminino, templo sagrado do Espírito Santo, provocando tentação e pecado aos homens. É escândalo grave uma opinião de uma autoridade contra a moral e os bons costumes.

Assim como é escândalo grave o cristão que dá contratestemunho de sua fé e procede sem caridade, sem fé, sem esperança, sem observar as leis de Deus. É escândalo grave quando um leigo ou religioso, pior ainda, se comporta mal, deixando-se levar pela ganância, orgulho, arrogância, prepotência, inveja, preguiça, gula, fornicação ou pedofilia. 

O famoso arcebispo americano Fulton Sheen afirmou certa vez que: "Talvez não haja nos Estados Unidos uma centena de pessoas que odeiem a Igreja Católica, mas há milhões de pessoas que odeiam o que erroneamente supõem o que seja a Igreja Católica". 

Por que hoje muitos odeiam a Igreja? Por que há uma verdadeira eclesiofobia no meio universitário, sendo que a Igreja tanto bem fez e faz para a humanidade? Foi ela quem salvou a Civilização Ocidental da destruição dos bárbaros; foi ela quem moldou os valores humanos mais nobres que temos, foi ela quem cristianizou o mundo. Foi ela quem fundou o Direito, criou as universidades, desenvolveu a arte, a música, a tecnologia medieval. Foi ela a maior agente da caridade no mundo em todos os tempos... Então, por que essa ojeriza à Igreja? A resposta é esta: os escândalos de muitos dos seus filhos. A maioria das pessoas que não gostam da Igreja, e a atacam, é porque se decepcionaram com o comportamento errado de algum católico, no passado ou no presente. Junta-se a isso uma história mal contada do passado da Instituição criada por Cristo por parte daqueles que a odeiam.

Felipe Aquino

MP VAI PROCESSAR MOTORISTAS QUE NÃO


MP vai processar motoristas que não devolveram carteiras suspensas ao Detran

Mais de 300 condutores serão responsabilizados por crime de desobediência.

O Ministério Público Estadual vai processar motoristas que não entregaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), depois de serem notificados pela Brigada Militar. Foram notificados 306 condutores, que serão responsabilizados por crime de desobediência, cujas penas vão de seis meses e dois anos de prisão.

Em dezembro de 2010, o Detran publicou um edital que reunia 10,8 mil motoristas que tiveram a habilitação suspensa entre 2005 e 2010, que ignoravam a lei e continuavam circulando normalmente. Até 17 de maio de 2011, 3,4 mil motoristas tinham entregado a CNH voluntariamente.
Em maio, a Brigada Militar começou a notificar os condutores que ainda não haviam entregue o documento. Depois disso, 4,5 mil condutores suspensos iniciaram o cumprimento da penalidade: 1,7 mil entregaram o documento voluntariamente; 2,7 mil entregaram após notificação.
De acordo com informações do Detran/RS, dos 10,8 mil listados no edital de dezembro de 2010, 7.948 (73,59%) entregaram a CNH. Daqueles que iniciaram o cumprimento da penalidade, cerca de 2,5 mil já cumpriram o período de suspensão e fizeram o curso de reciclagem e 5,3 mil estão cumprindo.

QUANDO UM HOMEM AMA UMA MULHER


Portal da lua Crescente: NO PROGRAMA ELA DANÇA EU DANÇO JURADO CHORA COM AP...

Portal da lua Crescente: NO PROGRAMA ELA DANÇA EU DANÇO JURADO CHORA COM AP...: Enviado por jcardellis em 16/05/2011 no programa se ela dança eu danço o jurado joão chora emocionado com a apresentação

NO PROGRAMA ELA DANÇA EU DANÇO JURADO CHORA COM APRESENTAÇÃO

Enviado por  em 16/05/2011
no programa se ela dança eu danço o jurado joão chora emocionado com a apresentação

sexta-feira, 18 de novembro de 2011


Descobertas sobre imunidade ganham o Nobel de Medicina de 2011
Bruce Beutler, Jules Hoffmann e Ralph Steinman, falecido na última sexta-feira, foram anunciados como vencedores

Em uma cerimônia que se iniciou às 11h30 em Estocolmo (6h30 no horário de Brasília), a Fundação Nobel deu início ao anúncio de seus premiados em 2011 com o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia. O prêmio foi dividido entre o americano Bruce A. Beutler, Jules A. Hoffmann, de Luxemburgo, e Ralph M. Steinman, do Canadá.

Mas o anúncio foi feito antes do comitê do prêmio saber de uma notícia triste: Steinman, que chefiava o Centro de Imunologia e Doenças Imunes da Universidade Rockfeller, em Nova York, faleceu aos 68 anos de câncer pancreático na última sexta-feira (30). Ele teria direito a metade do prêmio, de 1,5 milhões de dólares (cerca de 2,8 milhões de reais).

O Instituto Karolinska, responsável pelo Nobel, anunciou que precisará se reunir e resolver essa questão. Pelas regras, o Nobel não pode ser dado postumamente, a não ser que o laureado faleça entre o anúncio do prêmio e sua entrega, que tipicamente acontece dois meses depois. Também de acordo com as regras, Steinman teria morrido sem saber que ganharia um dos maiores prêmios da ciência mundial.

O secretário do Comitê Nobel para Medicina, Göran Hansson, declarou que é "muito cedo" para dizer o que acontecerá e lamentou a morte de Steinman. "Estudaremos as consequências práticas que isto terá durante os próximos dias junto com a Fundação Nobel", afirmou Hansson.

Os trabalhos de Beutler e Hoffman e de Steinman ganharam o Nobel por ter trazido novas compreensões sobre o funcionamento do sistema de defesa do corpo humano. "Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", afirmou o Karolinska, em comunicado.

Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem microorganismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de seus invasores.

Bruce Beutler, 54 anos, é professor de genética e imunologia no Insituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia. Jules Hoffmann, 70, chefiou um laboratório de pesquisa em Estrasburgo, na França, entre 1974 e 2009 e foi presidente da Academia Nacional de Ciências entre 2007 e 2009.

Hoffman fez sua descoberta em 1996, ao pesquisar como as moscas de frutas combatiam infecções. Dois anos mais tarde, uma pesquisa de Beutler em ratos mostrou que o mesmo mecanismo das moscas acontecia também em mamíferos.

Já Steinman descobriu as células dendríticas em 1973. Elas são capazes de ativar as células T, que produzem anticorpos contra infecções e guardam na memória as características do microorganismo invasor, de modo a mobilizar as defesas do corpo mais rapidamente no caso de um novo ataque.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro em Estocolmo. No ano passado, o cientista britânico Robert Edwards, considerado o pai do bebê de proveta, recebeu o prêmio por seus esforços na pesquisa da fertilização in vitro.

Nos próximos dias, a Fundação Nobel anunciará os vencedores das demais categorias, correspondentes a Física, Química, Literatura, da Paz e Economia.

Veja a lista dos premiados anteriores com o Nobel de Medicina e Fisiologia:

2010: Robert Edwards (Grã-Bretanha)
2009: Elizabeth Blackburn (Austrália-Estados Unidos), Carol Greider e Jack Szostak (Estados Unidos)
2008: Harald zur Hausen (Alemanha), Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier (França)
2007: Mario Capecchi (Estados Unidos), Oliver Smithies (Estados Unidos) e Martin Evans (Grã-Bretanha)
2006: Andrew Z. Fire (Estados Unidos) e Craig C. Mello (Estados Unidos)
2005: Barry J. Marshall (Austrália) e J. Robin Warren (Austrália)
2004: Richard Axel (Estados Unidos) e Linda B. Buck (Estados Unidos)
2003: Paul C. Lauterbur (Estados Unidos) e Peter Mansfield (Grã-Bretanha)
2002: Sydney Brenner (Grã-Bretanha), John E. Sulston (Grã-Bretanha) e Robert Horvitz (Estados Unidos)
2001: Leland H. Hartwell (Estados Unidos), R. Timothy Hunt (Grã-Bretanha) e Paul M. Nurse (Grã-Bretanha)

(Com informações das agências de notícias)

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NICK VUJICIC MESMO MUTILADO SORRI E DÁ MOTIVAÇÃO

Esse é Nick Vujicic, um exemplo de superação, esqueça todas as futilidades da vida assistindo a esse vídeo. Juntei algumas partes que achei interssante sobre as palestras de Nick. Assista, reflita, aprenda e mude.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A CURA ESPIRITUAL - EMANUEL


Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de estados vibracionais da mente em desequilíbrio?"
No trato com as nossas doenças, além dos cuidados médicos indispensáveis nossa cura, não nos esqueçamos também de que, quase sempre, a origem de toda enfermidade principia nas profundezas do espírito.
A doença, quando se manifesta no corpo físico, já está em sua fase conclusiva, em seu ciclo derradeiro.
Ela teve início há muito tempo, provavelmente, naqueles períodos
em que nos descontrolamos emocionalmente, contagiados que
fomos por diversos vírus potentes e conhecidos como raiva, medo, tristeza, inveja, mágoa, ódio e culpa.
Como a doença vem de dentro para fora, isto é, do espírito para a matéria, o encontro da cura também dependerá da renovação interior do enfermo.
Não basta uma simples pintura quando a parede apresenta trincas.
Renovar-se é o processo de consertar nossas rachaduras internas, é escolher novas respostas para velhas questões até hoje não resolvidas.
O momento da doença é o momento do enfrentamento de nós próprios, é o momento de tirarmos o lixo que jogamos debaixo do tapete, é o ensejo de encararmos nossas paredes rachadas.
O Evangelho nos propõe tapar as trincas com a argamassa do amor e do perdão.
Nada de martírios e culpas pelo tempo em que deixamos a casa descuidada.
O momento pede responsabilidade de não mais se viver de forma tão desequilibrada.
Quem ama e perdoa vive em paz, vive sem conflitos, vive sem culpa.
Quando atingimos esse patamar de harmonia interior, nossa mente vibra nas melhores freqüências do equilíbrio e da felicidade, fazendo com que a saúde do espírito se derrame por todo o corpo.
Vamos começar agora mesmo o nosso tratamento?


(Vinha de Luz - Francisco Cândido Xavier / Emmanuel) 

 

domingo, 6 de novembro de 2011

ANDRÉ VÁSÁRY CANTA E ENCANTA COM SUA SINGELA MELODIA





SINTA O SOL!


Está sol, amiga! Mete a doença na gaveta, arruma-a ao pé dos relatórios clínicos, da TAC que te tirou o sono, das análises, dos RX, das ECO. Arruma-a cuidadosamente; era bom até que a esquecesses, que não te lembrasses mais de em que gaveta a tinhas metido, como acontece às vezes com os objectos que não queremos perder e que, mesmo com tanta preocupação, perdemos mesmo.
É que está sol, amiga, e enquanto lês e relês os relatórios médicos, e te engustias pelo futuro, esta manhã linda acaba, passa, e nem vais por ela porque não a viveste.
Está sol, querida, está sol! Lembras-te de quando éramos miúdas e estávamos contentes por nada de especial, apenas porque estava sol e podíamos ir até ao jardim brincar? Lembras-te de quando ninguém nos podia levar à rua e apenas se abriam, de par em par, as janelas da “casa de costura” e ficávamos a ver as pessoas a passar na rua, a olhar para o céu, para as copas das árvores, para os pássaros?
Lembras-te de lancharmos à janela, do sabor diferente das tangerinas comidas ao sol, do perfume das tangerinas a infiltrar-se nas nossas mãos e a passar para a casa toda?
Lembras-te de pormos o cavalinho de madeira à janela, connosco, para também apanhar sol e fingirmos que lhe dávamos cenouras? Era um faz-de-conta que nos fazia bem, porque estávamos felizes por nada, só porque estava sol e nós estávamos ali, as duas, mais o cavalinho de madeira…
Está sol, amiga. Que importa, neste momento, que os relatórios e os médicos te digam que “o dia” está próximo? Não cabe ao homem saber a hora… cabe viver e estar atento. Em que pões a tua atenção? Não te fixes só no real visível, porque com certeza já percebeste que a imaginação nos pode levar muito longe e que era por isso que gostávamos tanto do cavalinho de madeira. Ainda podes montar nele e visitar um Real mais verdadeiro do que todas as verdades do teu relatório médico.
Não te posso dar a minha Confiança, não te posso dar a minha Fé, não te posso dar a minhaEsperança. Só te queria fazer lembrar aquela alegria com que recebíamos uma manhã de sol
Que te dói hoje? Dizes-me que, fisicamente, quase nada. Então, abre as mãos e recebe o calor do sol, abre os olhos e recebe a luz, abre os ouvidos e recebe o som. E vive, agora, amiga. Amanhã pode ser que chova, que faça frio, que faça vento. Pode acontecer que não possas ir à rua e que nem sequer o tempo te permita abrir as janelas. Agora há sol. Vai até à rua ou põe-te à janela. E não me digas que não tens dinheiro para sair. Que dinheiro tínhamos nós aos seis anos? Ir à rua é só sair.
Dá-te ao luxo de seres pequenina e disponível para o contentamento.
Estás viva, não estás? Então arruma lá a tua doença na gaveta e anda brincar. Se puderes andar, vem a pé. Se não, vem no cavalinho de madeira. Está sol!
Fernanda Ruas
(in Jornal de Almada, 7 de Junho de 2002)

PROJETO BRASILEIRO LONGEVIDADE DA POPULAÇÃO


Projeto brasileiro estudará DNA de idosos saudáveis para aumentar longevidade da população.
Banco de dados com o genoma de pessoas saudáveis e com mais de 80 anos vai ajudar médicos e geneticistas a entender melhor doenças que ocorrem depois dos 50 anos e os mecanismos genéticos da longevidade, Marco Túlio Pires, de Washington.
Gerações: informações doadas por idosos vão ajudar a pavimentar uma melhor compreensão sobre a saúde dos jovens ( Comstock)
"O código genético daqueles que conseguiram chegar a oito décadas de vida, em um ambiente tão hostil quanto São Paulo, tem muito a nos dizer sobre como podemos aumentar nosso tempo de vida"
Mayana Zatz, geneticista da USP
O DNA de idosos que chegaram com boa saúde aos 80 anos poderá ajudar futuras gerações a viver mais - e bem. O Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), da Universidade de São Paulo, está catalogando o código genético de pessoas saudáveis com mais de oito décadas de vida. A idéia é montar um banco de dados que possa servir de comparação com o genoma de pessoas mais jovens. Batizado 80+, o projeto foi apresentado pela geneticista brasileira Mayana Zatz durante a Fapesp Week, em Washington, nos Estados Unidos. 
Segundo o geneticista Kevin Davies, em poucos anos o seqüenciamento de DNA deve se tornar tão corriqueiro quanto tirar um raio-X. O fundador do periódico britânico Nature Genetics disse ao site de VEJA que, até 2014, um milhão de pessoas terão o genoma seqüenciado. "Vamos detectar milhões de mutações que podem ou não desencadear doenças", disse. "Quanto mais pessoas tiverem o DNA seqüenciado, mais variações desconhecidas encontraremos", acrescentou.
O que é genoma?
Daniel Cisalpino, mestre em biologia pela UFMG

 “O genoma é toda a informação hereditária de um organismo. Ele pode ser entendido como se fosse o disco rígido de um computador. Dentro dele ficam as pastas, ou cromossomos. Dentro de cada cromossomo ficam os arquivos, ou genes. Os genes são responsáveis por desencadear características e comportamentos do organismo, desde resistência a certos remédios ou o desenvolvimento de doenças. O Projeto Genoma, concluído em 2003, identificou onde ficava cada um dos três bilhões de "arquivos" dentro das 46 pastas — ou cromossomos — do código genético humano. Agora, os especialistas estão trabalhando para saber qual é a função de cada um dos genes"
"Se encontrarmos uma mutação no indivíduo jovem que também esteja presente no grupo dos '80+', ou seja, de idosos saudáveis, teremos uma indicação de que a alteração tem poucas chances de desencadear uma doença", disse Mayana. "Contudo, se for uma mutação que não está presente no banco de dados - ou seja, não se manifestou em idosos saudáveis - pode ser algo que o indivíduo tenha que discutir com seu médico."

Atualmente, o CEGH já tem o genoma de 400 pessoas com mais de 80 anos e saudáveis, a maioria da capital paulista. Os cientistas querem chegar a 1.000 indivíduos. Para isso, eles contam com a ajuda da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo, que colabora com os dados demográficos de idosos que estão sendo acompanhados há 11 anos, e do hospital Albert Einstein, também da capital paulista, responsável pela análise de ressonância magnética cerebral dos voluntários e pelo transporte dos participantes. "Quando tivermos o seqüenciamento de todos os indivíduos, os dados relevantes ficarão disponíveis para toda a comunidade científica."
Aplicações - Mayana deu o exemplo de doenças neurológicas que começam depois dos 50 anos, como o Alzheimer. "O banco de dados do '80+' é formado por pessoas que têm chances mínimas de desenvolver essas doenças, já que são saudáveis em uma idade mais avançada", disse a geneticista. "Se uma pessoa jovem fizer o seqüenciamento do genoma, poderemos verificar se as mutações que ela tem são semelhantes às das pessoas saudáveis bem mais velhas. Isso vai dar uma resposta mais próxima do que pode acontecer com ela no futuro", disse.
Brasil Institute/jvinfante photography
Mayana Zatz: "Código genético de idosos guarda segredos sobre a longevidade"
O banco dos 80+ também poderá ajudar a conhecer melhor doenças graves, como a que afeta o físico britânico Stephen Hawking, a esclerose lateral amiotrófica. "Hawking possui uma variante rara", disse Mayana. "Pacientes diagnosticados com a doença geralmente vivem entre dois e três anos." A geneticista conta que especialistas encontraram um gene associado à esclerose lateral amiotrófica em pessoas saudáveis. Ainda é preciso determinar se a alteração basta para desencadear a doença ou se ela fica adormecida e algum dia pode causar a manifestação dos sintomas. "As informações reunidas no '80+' vão ajudar a esclarecer se uma pessoal que é saudável tem mais ou menos chances de desenvolver a doença", disse Mayana.

O trabalho do CEGH também vai ajudar a medicina a entender melhor os mecanismos genéticos da longevidade. De posse do genoma dessas pessoas, os cientistas terão acesso às informações hereditárias que as ajudaram a viver mais e bem. "Apesar do ambiente também influenciar na longevidade de uma pessoa", disse Mayana, "o código genético daqueles que conseguiram chegar a oito décadas de vida, em um ambiente tão hostil quanto São Paulo, tem muito a nos dizer sobre como podemos aumentar nosso tempo de vida."