quarta-feira, 6 de julho de 2011

DIFERENÇA ENTRE IDADE BIOLÓGICA E IDADE CRONOLÓGICA

Todos querem viver mais e com qualidade. Às vezes observamos pessoas com bastante idade com pouca lucidez, doenças incapacitantes, e outras mazelas que comprometem a saúde.  Há também aqueles que embora com pouca idade  se encontram com a saúde bastante comprometida, autos índices de colesterol, hipertensão e problemas de locomoção por degeneração e outras enfermidades. 
Nesse último caso, é comum dizer-se que pessoas, embora com pouca idade, por volta do início da maturidade 40/50 anos parecem velhas.
Assim, fica muito difícil aquilatar-se a idade real da pessoa.
Há o critério cronológico, bem objetivo, que nos informa que a idade é a que começa com o nascimento, expressa na certidão de nascimento 
O critério biológico, aquele que se depreende da aparência, cor, elasticidade da pele, capacidade de locomoção, alimentação e motivação para atividades em geral, a par de uma capacidade mental para o relacionamento social.
Um terceiro critério eu diria é o espiritual, quando começamos a perceber que não estamos separados dos outros, dos animais, das plantas e de todo o resto do planeta.
É como um marco a apontar a maturidade, faz lembrar o que diz John Macnaughton: “Sua Maturidade começa a crescer quando você começa a perceber que sua preocupação com os outros é maior que com si mesmo"

O primeiro critério é objetivo não podemos fazer nada. Começa a contar quando começamos a respirar.
O segundo, em parte não depende de nós, pois existem fatores hereditários e genéticos que são determinantes.  Todavia, alguma coisa podemos fazer para mudar esse quadro de disparidade entre a aparência física e a que está marcada na carteira de identidade.

Recomendam-se exercícios físicos, boa alimentação, bons hábitos de higiene e lembrar-nos que nossa aparência presente é em grande parte conseqüência daquilo que ingerimos.
Bem a propósito vale salientar que não só o que ingerimos de líquidos e sólidos, nossa alimentação física, mas os amigos que escolhemos, as leituras que fazemos, ou deixamos de fazer, Nossos hábitos de vida, reações são importantes.

Todo esse caminho nos leva ao terceiro critério, o espiritual.  Requer cuidado constante.  A busca da harmonia, o cultivo dos bons sentimentos, e nos alimentarmos de emoções positivas, como o amor, a bondade e a compaixão.

Por isso, vamos ter muito cuidado com o que fazemos com nós mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário