terça-feira, 19 de julho de 2011

A TORRE DE BABEL.


De acordo com a ONU existem cerca de 3 mil línguas faladas hoje em dia.
Afinal de contas como tudo isso começou?
A Bíblia Sagrada no livro de Gêneses capitulo XI , conta a história da TORRE DE BABEL, uma torre enorme, construída pelos descendentes de Noé, com a dupla finalidade de escapar de um novo eventual dilúvio e também de adorar falsos deuses.

De acordo com o relato bíblico, foi esta torre a causa das divisões das línguas. A Bíblia relata um confronto entre a humanidade e o próprio Deus, e Ele com uma espécie de maldição, fez com que o homem se espalhasse sobre a terra, e ai falando diferentes línguas de modo que não pudessem entender uns aos outros e a torre nunca mais foi construída.
Na verdade será que existiu mesmo a Torre de Babel?
Existem evidencias que comprovem a existência dessa torre?
Ziad youssef Fazah, é um libanês de inteligência prodigiosa, é considerado o maior poliglota do mundo, segundo o livro dos Records ele fala com razoável fluência, 58 idiomas, uma fantástica percepção linguística. Mas não chega a 2 % da totalidade dos idiomas e dialetos reconhecidos.
 Ziad Youssef Fazah, Fala 58 idiomas.
De todos os idiomas falados há algo muito interessante, eles podem ter a mesma origem!
Muitos ao se perguntarem qual teria sido o idioma original da humanidade e como seria possível reviver este idioma do qual se brotou todos os demais. Esta indagação atualmente se tornou um estudo de ponta em linguística, a chamada ciência que estuda a evolução dos idiomas, sua estrutura e suas possíveis interrelações no quadro histórico social.
Análise da linguística comparada.
Segundo os renomados especialistas em linguística comparada Winfred P. Lehmann e Patrick C. Ryan. Em uma análise conjunta das várias línguas do planeta, tanto as faladas, quanto as já desaparecidas, revela efetivamente a origem monogénicas dos idiomas, isto é a existência de uma língua primeira, mãe de todas as outras. Neste ponto a linguística parece concordar com a antiga historia Bíblica da Torre de Babel.
Renomados especialistas em linguística comparada. Pesquisa de Guilherme Stain Junior.
Ele que foi um grande pesquisador, no início do século XX  iniciou uma intensa pesquisa sobre a origem comum dos idiomas. O que descobriu foi fantástico. Ele percebeu que junto com uma semelhança linguística há também uma semelhança religiosa entre os povos, o que reforça a história Bíblica de Adão e Eva como genitores de toda a humanidade. Seu ponto de vista fundamental era de que na Suméria, região onde ficava a Torre de Babel, nasceu às raízes de todos os idiomas e religiões do mundo inteiro.
Vamos tomar, por exemplo, o nome Deus em português, se retornarmos ao passado podemos perceber que esse nome pode ser o agrupamento de pouquíssimos grupos sonoros vindo de Babel. Por exemplo, os idiomas gregos latinos como o português dizem: Deus Zeus…… os idiomas maçônicos como o inglês dizem God, gott…

Já os idiomas do oriente médio como o hebraico, o árabe dizem el al…..Palavra “Deus” em Idiomas Greco latina, maçônicos y do oriente médio.
                                                 
A palavra “sábado” também é semelhante em centenas de idiomas, veja a seguir alguns idiomas e escrita.

Monoteismo e não politeísmo
A historia geral nos mostra varias evidencias de que o monoteísmo e não o politeísmo, como a primeira forma de religião seguida pelo homem.  Então ouve um tempo em que um único Deus era adorado pelos homens, mas isso mudou com o passar dos anos e varias divindades começaram a ser adoradas pelas cidades estados que se formaram após o dilúvio e se espalharam por toda a Mesopotâmia.
Em gêneses 10 - 09 nos fala de Nin rode “um poderoso caçador diante de Javé” ele deve ter sido um exímio guerreiro, mui habia administrador, pois a fundação de oito Cidades esta associada a seu nome.
Diz o texto Bíblico:
Gên. 10:10-12
O principio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade, e Calné, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, reobote-ir, e Calá.
Nenhuma dessas Cidades, porém foi mais famosa que Babel.
Ninrode debe ter se aproveitado da crescente onda de politeísmo para executar um grande plano politico. Fundar um reino unificado pela religião onde teria ele mesmo como monarca. 
Documentos da suméria que comprovam o politeísmo.
Somente na circu vizinhanças do rio Eufrates eram adoradas 750 deuses.
Após o fim da civilização sumeriana por volta do segundo milênio antes de Cristo, o panteão de deuses mesopotâmicos chegou a cinco mil. O que reforça a urgência Divina de retirar Abraão da terra dos seus genitores e leva-lo a Canaã, onde estaria a salvo da influencia pagã do politeísmo.
Cada cidade da Suméria era governada por um “patesi”, uma espécie de supremo sacerdote local e ao mesmo tempo chefe militar. Os deuses regionais eram proprietários de todas as terras a quem os homens deviam servir, sendo por tanto as suas moradas terrenas. Junto ao templo da cidade.  Homenageando ao deus patrono, eram erguidas enormes torres de forma piramidal camadas “zigurat”
Varias já foram escavadas pelos arqueólogos.
Zigurat, Umas das mais preservadas, encontrada em Ur, cidade natal de Abrão.
Modelo de un zigurat
 As torres eram feitas de tijolos maciços e serviam de santuário ou aceso dos deuses, quando esses vinham visitar seu povo. Os zigurats eram para os sumérios como uma espécie de “link” entre o céu e a terra.
Ninrode certamente viu nesta “politica Divina”a oportunidade de unificar politicamente a regiao e ter o controle das cidades estados
Se ele estabelecesse a paz e se colocasse como procurador geral de todos os deuses então ganharia a confiança do povo e obrigaria os governantes regionais a lhe prestarem obediência. Foi talvez por isso que ele empreendeu o maior projeto arquitetônico de todos os tempos. A mais gigantesca de todas as torres, o maior zigurat.  A “torre de Babel” que os hebreus chamavam Bavel que quer dizer confusão vem do acaciano Bab y Lu que quer dizer portal de deus. Esta torre serviria de adoração do deus principal e todos deveriam se reunir ali.
A Biblia relata que a torre de Babel foi construída com uma argamassa chamada Betume. É o mesmo material encontrado nos zigurates que estão preservados hoje em dia.

Tijolos com Betume

http://babel.fullblog.com.ar/a-torre-de-babel-591221223852.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário